Arranjo floral; flores secas; flores artesanais; flor do cerrado; flor artificial; flor desidratada; artesanato com flores; feito à mão; flores duráveis; flor de tecido; folha desidratada; folha esqueletizada; folha seca; flor preservada; flor permanente
Ateliê de flores artesanais feitas de folhas naturais esqueletizadas
  • FRETE FACILITADO

  • 3X SEM JUROS

    | PARCELE NO CARTÃO

  • FOLHAS NATURAIS

    | PRODUÇÃO ARTESANAL

  • 5% DESCONTO

    | NA PRIMEIRA COMPRA

PERGUNTAS  FREQUENTES

 

O que é uma folha esqueletizada?

É uma folha natural que foi cozida em banho alcalino até perder a clorofila, que se dissolve na água. Depois do cozimento, ela é lavada manualmente e colocada para secar, ficando preservado o seu “esqueleto”.  Pense na folha esqueletizada como um produto pré-papel, ou seja, ela é celulose pura, não processada ou industrializada.

 

A folha esquetizada quebra?

Após esqueletizada, a folha deixa de ficar quebradiça, como acontece com uma folha seca ou desidratada. Sua textura é maleável e, assim como um tecido, pode ser amassada, desamassada, recortada, tingida e modelada de várias formas. As folhas (que oferecemos aqui na loja, em pacotes ou em hastes) podem até ser passadas a ferro, para ganhar um aspecto liso.

 

Como cuidar das flores e folhas esqueletizadas?

Da mesma forma que você cuidaria de uma flor feita de papel: não molhar para não deformar, não colocar peso sobre ela, não puxar as pétalas, não deixar permanentemente exposta à luz solar para não perder a cor e não submeter a ambientes muito úmidos para evitar oxidação das hastes, que são de arame.

  • Flores em hastes, fios (sempre expostas) : A melhor forma de limpar as flores de folhas é com um jato de ar seco, de secador de cabelo, para eliminar o pó que eventualmente possa ter acumulado na flor. Não mergulhar as hastes em água ou difusores de ambiente, pois elas são metálicas e irão oxidar.
  • Flores de porta-guardanapo (ocasionalmente expostas) : normalmente essas flores são guardadas após o uso, então ficam menos expostas ao pó.  Mas podem ser limpas com um pano levemente umedecido, caso alguma sujeira tenha caído sobre elas. Não usar força excessiva ou fricção, para não danificar a pétala.
  • Folhas em haste : Com a exposição ao ambiente, as folhas, por serem naturais e absorverem umidade, podem ficar mais onduladas. Se quiser dar a elas um aspecto liso, basta passá-las a ferro em temperatura média.

 

De onde vêm as folhas e como são colhidas?

Algumas pessoas têm a seguinte dúvida: não estaríamos prejudicando as árvores, colhendo folhas delas? A verdade é bem o oposto disso. Desde que iniciamos nosso trabalho e identificamos as boas espécies para o processo da esqueletização, dentre tantas que já testamos, passamos a plantar dezenas de árvores. Hoje temos vários bosques com árvores adultas, de onde colhemos uma pequena parcela de folhas de várias formas, através de podas de galhos ou colheitas individuais, sempre em sistema de rodízio, aproveitando toda a matéria verde e estimulando o seu crescimento. As árvores que utilizamos são em sua maioria decíduas – perdem anualmente suas folhas e se renovam a cada estação.

 

Quanto tempo duram as flores de folhas?

Normalmente informamos o prazo de 2 anos para as flores de haste, que ficam expostas. Já flores de uso não contínuo, como as de porta-guardanapos, podem durar muito mais tempo. Clientes da Flor do Brumado afirmam que têm nossas flores em bom estado há mais de dez anos. E nas prateleiras de nosso ateliê ainda temos as primeiras flores que fizemos no início do projeto, em 2005.

 

Posso molhar as flores?

Veja “Como cuidar”.

 

Quem faz as flores?

Somos nós, um grupo de artesãs que vive na Fazenda Brumado, na zona rural de Mogi-Mirim, interior do estado de São Paulo. Começamos nosso trabalho em 2005, e se quiser conhecer mais sobre nós, leia a página “Nossa História”.

 

O ateliê aceita encomendas, além dos produtos da loja?

Sim, aceita. Fazemos encomendas para festas, eventos e projetos de decoração. Entre em contato pelo e-mail cida.flordobrumado@gmail.com e com prazer faremos um orçamento para você!